sábado, 12 de novembro de 2011

PARABÉNS ESQUADRÃO CENTAURO!!


Brasil, 10 de Novembro de 2011.

Caros companheiros Centauros,

         Hoje comemoramos mais um aniversário do 3º/10º Grupo de Aviação, o Esquadrão Centauro!

         Há mais de 25 anos, eu recebia a caneca tradicional com o meu nome gravado sob o símbolo do Centauro e assinava com orgulho o nosso livro do Esquadrão ao lado do número 77.
         Eu sou o Centauro 77, e sempre serei, assim como cada um de vocês carregará para sempre essa marca, o seu código Centauro, com orgulho por toda a sua vida, não apenas profissional, mas na essência do que você é como pessoa.

         No início, eu não sabia bem o que eu encontraria por aí. 
         Recém casado, inexperiente na vida e na profissão, eu era repleto de inseguranças e dúvidas; as mesmas que hoje, certamente, figuram na mente de alguns de vocês, recém chegados.
         Tentei fazer o meu melhor, em cada detalhe das tarefas e missões que recebia do esquadrão. 
         Rapidamente aprendi que esse tipo de atitude é parte do espírito que sustenta nossas asas como um dos melhores esquadroes operacionais da Força Aérea.
         É essa atitude que nos faz ter a humildade para saber que existem muitas coisas ainda a serem aprendidas. 
         Ninguém sabe tudo, e é só o conhecimento, buscado dia a dia, que pode nos levar cada vez mais altos na nossa missão de vida. 

         Naqueles anos de Santa Maria, foram tantas missões, tantos dias, tantas decolagens, tantos amigos...
         Muitos estão aí entre vocês, alguns estão espalhados pelo mundo, outros decolaram e nunca mais voltaram. 
         Nesta Base Aérea, entre briefings, serviços, decolagens, operações noturnas, TGX, experiências, voos sobre o mar, combate, tiro-aéreo, mapas, navegações a baixa altura, Gs, bombardeios, acertos, erros, churrascos no quero-quero, sorrisos, suor, lágrimas e saudades dos amigos que se foram, eu aprendi outra parcela da atitude do Centauro: Confiança e Lealdade.
         Essas são características que nos fazem voar juntos, todos voltados para o objetivo comum, mesmo com toda a antiaérea tentando nos impedir; é isso que nunca nos permite deixar alguém, um amigo, para trás. Sabemos que podemos confiar na amizade, na garra, na competência e na lealdade dos nossos companheiros de esquadrilha. Eu colocaria meu avião entre o tiro do inimigo para proteger meu ala, meu lider, meu amigo. E sei que vocês todos fariam o mesmo. 
         Saibam que a antiaérea da vida é intensa. 
         Um dia, tempos depois de deixarem o esquadrão, tenham certeza de que confiança e lealdade serão responsáveis pelo seu sucesso perante as suas maiores adversidades.

         Também passei momentos dificeis por aí. Pressões, panes, fogo, ansiedade, injustiça, stress, medo, etc. Foi preciso coragem para manter minhas posições e valores firmes, mesmo diante da pressão que às vezes tentam te forçar a aceitar conceitos incorretos. Foi preciso coragem para enfrentar o monstro do medo em suas várias faces, de fogo a opiniões. Companheiro Centauro, sinta medo, seja criticado, mas faça o correto, sempre, mesmo assim! Coragem: essa é também uma parte da atitude do Centauro.

         Mas também havia o cenário... 
         Ah! Que cenários magnificos que essa carreira nos brinda. A esquadrilha subindo, perfurando o colchão branco de nuvens no amanhecer do dia, o sol refletindo no mar... à noite, a Lua, imensa, brilhante, quase ao alcance das mãos, nas interceptações noturnas com o céu claro coalhado de estrelas.
         Nesses momentos eu lembrava do meu sonho. O mesmo que eu tinha quando era menino em Bauru, trabalhava como eletricista aprendiz para ajudar no orçamento de casa, ia ao aeroclube ver a esquadrilha da fumaça e deitava no telhado à noite, olhando para as estrelas.
         O mesmo coração bate acelerado, da mesma forma, ao lembrar dessas coisas e dizer: eu vivi o meu sonho, e ainda vivo... dia a dia.
         Amigos, aproveitem o momento... a maravilha de viver... hoje!
         Vivam o seu sonho hoje. Aquele que vocês sonharam quando crianças. Não vivam pensando só no futuro, ou no passado, vivam hoje! Vivam cada segundo com intensidade, cada momento é precioso com seus filhos, esposas, pais, mães, amigos... Viva cada detalhe, por mais simples que lhe pareça. Essa, afinal, é a única coisa que cabe no pequeno bagageiro na nossa cabine para o grande voo final..

        Nos meus dias de espaço, o Espírito do Centauro estava comigo, dentro do peito, em cada momento, entre a Terra e as estrelas.

         Nós, os Centauros, mudamos a letra da canção da caça: não é mais de zero a setenta mil pés... É de Zero a mais de um Milhão de pés de altitude!

         E parou por aí? Claro que não! Ainda existem muitos sonhos a serem conquistados. 
         Eles são essenciais para que vivamos felizes e com propósito.
        
         Assim...

         Caros amigos Centauros, sonhem muito, sonhem alto, sonhem sempre... e SEMPRE ACREDITEM nos seus sonhos. 
         Acreditar nos sonhos: essa é a outra parcela da atitude do Centauro!
         E eu acredito no sucesso de cada um de vocês!

A La Chase!!

Pontes
Centauro 77

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse suas ideias e emoções de forma clara, educada e respeitosa com os outros participantes do blog.